- Área: 790 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mr. Dinesh Mehta
-
Fabricantes: Amuseconstructions
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Lucknow, na Índia, possui um rico patrimônio histórico, com inúmeros edifícios que datam do século XVIII. O terreno desta casa situa-se numa movimentada via arterial, na margem periférica de um extenso empreendimento planejado para residências particulares. A casa visa fazer alusão à casa tradicional indiana com pátio, em resposta ao clima local. As temperaturas nos longos meses de verão são superiores a 35°C, com o sol no hemisfério sul.
Os vários ambientes da casa com 6 quartos são intercalados com terraços abertos e jardins paisagísticos, dispostos em torno de um pátio de 2 andares de altura e com ventilação natural. Paredes vazadas padronizadas derivadas da arquitetura indiana tradicional e as famosas áreas de estar ao ar livre de Lucknow, 'chikan', formam áreas de estar para cada ambiente nos lados sul, oeste e leste. Esses elementos vazados fornecem abrigo contra o sol, criam diferentes padrões de luz ao longo do dia e atenuam o ruído do tráfego da movimentada via arterial no lado sul.
As grandes janelas de vidro no lado norte permitem que a luz indireta invada os espaços internos da casa. Proporções volumétricas variadas com diferentes espaços criam uma identidade individual para cada espaço de estar, com o pátio integrando-os de forma coesa. Construída quase inteiramente em concreto aparente e com uma paleta natural de arenito e madeira com cores suaves, a vívida arte indiana e a paisagem são reunidas em diferentes composições em cada um dos volumes internos.
Um grande jardim ao norte que vai até o pátio interno entre os quartos tem sombras parciais na maioria das horas do dia, permitindo que ele seja usado também nos extensos verões. Uma série de experiências são criadas nesta casa que, por seu desenho, facilita a ventilação e iluminação naturais e é simultaneamente integrada ao contexto local, ao movimento do sol, à tradição, a cultura e aos aspectos sociais.